Covid-19: UE cria plataforma de partilha de dados entre investigadores
DATA
21/04/2020 10:13:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: UE cria plataforma de partilha de dados entre investigadores

A Comissão Europeia (CE) lançou uma plataforma para troca rápida de informação com investigadores da União Europeia (UE) relativa à Covid-19, na qual são abrangidos dados epidemiológicos e outros, com o intuito de encontrar uma “resposta de emergência” para a pandemia.

Criada pela CE, em parceria com o Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, a organização Elixir – que junta organizações científicas europeias – e os Estados-membros, a nova plataforma visa proporcionar “um ambiente europeu e mundial aberto, fiável e modulável, em que os investigadores poderão armazenar e partilhar conjuntos de dados”.
Nas informações partilhadas, incluem-se “sequências de ADN, estruturas de proteínas, dados da investigação pré-clínica e de ensaios clínicos e dados epidemiológicos”, revela o executivo comunitário em comunicado.
A instituição europeia explica ainda que a plataforma– que já se encontra online – vai “permitir a rápida recolha e partilha dos dados de investigação disponíveis”, para “acelerar consideravelmente a investigação e a descoberta” e, consequentemente, “dar uma resposta eficaz à emergência do novo coronavírus”.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas