Uma das primeiras pessoas internadas no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, com a doença Covid-19 está curada, confirmou em conferência de imprensa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Sem revelar pormenores quanto à idade ou género, Graça Freitas explicou que depois de dois testes negativos à presença do novo coronavírus, realizados com 48 horas de diferença, teve hoje alta hospitalar.
A diretora-geral da Saúde confirmou, ainda, que o paciente continuará a ser monitorizado à distância pela unidade de saúde.
O CHUSJ é um dos centros hospitalares do país referenciado para receber casos suspeitos com coronavírus, sendo que no Hospital de São João está a ser instalado um hospital de campanha que serve em exclusivo para responder ao surto Covid-19.
Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.
Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.