Ligada ao setor da saúde, a empresa de comunicação FDC Consulting promove, em parceria com a Ordem dos Médicos (OM), com a Ordem dos Farmacêuticos (OF) e com a APIFARMA, um debate sobre Covid-19. O objetivo é levar informação até à população, desmistificando algumas noções e esclarecendo dúvidas que têm surgido em torno do novo coronavírus.
Por o Covid-19 já se tratar de uma pandemia mundial, com grandes repercussões no domínio social, económico e clínico, pretende-se que o debate seja alargado. Assim, serão analisadas questões como a situação epidemiológica, as causas e as consequências, os cuidados a ter no dia-a-dia no atual momento e os mecanismos disponíveis para precaução e contenção.
A discussão será feita no próximo dia 18 de março, pelas 20h30, através de streaming a partir da OM. Terá uma duração de uma hora e meia e contará com a presença dos seguintes especialistas: o pneumologista e coordenador do Gabinete de Crise da OM, Filipe Froes; o especialista em Doenças Infeciosas Francisco Antunes; e o infeciologista e coordenador da unidade de imunodeficiência do Centro Hospitalar Lisboa Norte, António Diniz. Aguarda-se ainda confirmação final por parte do infeciologista e diretor de serviço Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez.
No final, haverá espaço para comentários, cuja intervenção estará a cargo do bastonário da OM, Miguel Guimarães, e da bastonária da OF, Ana Paula Martins.
O link para o debate – de acesso livre – será disponibilizado nos próximos dias nos sites da OM, da OF e da APIFARMA, nas respetivas páginas de Facebook, entre outras fontes ligadas à saúde.
Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.
Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.