USF Cortes de Almeirim dá médico de família a 2000 utentes
DATA
23/01/2020 16:08:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

USF Cortes de Almeirim dá médico de família a 2000 utentes

O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, vai assinalar o início de atividade de mais uma Unidade de Saúde Familiar (USF) da ARSLVT – a USF Cortes de Almeirim.

A cerimónia, que vai decorrer amanhã, 24 de janeiro, pelas 11H30, no Centro de Saúde de Almeirim, contará com a presença de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim. Com a criação desta USF cerca de 2.000 utentes passam a ter médico de família.  

Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade são os objetivos que presidiram à constituição da USF Cortes de Almeirim. Composta por 6 médicos, 7 enfermeiros e 7 assistentes técnicos, a USF vai dar resposta a 12.600 utentes, sendo que em fevereiro passará a contar com mais um especialista em Medicina Geral e Familiar.

A equipa da USF Cortes de Almeirim está, desde esta semana, a assegurar a prestação de cuidados de saúde aos utentes inscritos nas unidades de Fazendas de Almeirim, Paços dos Negros e Marianos, deslocando-se a essas localidades. Além disso, a USF abrange utentes que estavam inscritos na Unidade de Cuidados Personalizados (UCSP) de Almeirim, sendo que 2.000 desses utentes não tinham médico de família atribuído.

Esta sexta-feira também será assinado um protocolo entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Almeirim que contempla a cedência de uma viatura por parte do município à USF Cortes de Almeirim.

A colaboração com aquela edilidade ribatejana estende-se à pequena remodelação do espaço agora ocupado pela USF no edifício do Centro de Saúde de Almeirim.

O espaço possui 7 gabinetes de consulta médica, 5 gabinetes de enfermagem e 2 salas de tratamento. Estima-se que em breve a unidade passe a ter consultas de Medicina Dentária.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.