×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
DGS assinala 120 anos com cursos online dirigidos aos cidadãos e profissionais
DATA
23/10/2019 12:00:08
AUTOR
ETIQUETAS



DGS assinala 120 anos com cursos online dirigidos aos cidadãos e profissionais

No âmbito da celebração dos 120 anos, a Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibiliza, na plataforma NAU, gratuitamente cursos de promoção da literacia em segurança de cuidados, dirigidos aos cidadãos, e cursos de formação contínua para profissionais de saúde.

“Uso seguro e responsável do medicamento” e “Higiene das mãos na prevenção de infeções” são os cursos abertos ao público geral atualmente. Em dezembro, irá existir ainda a formação “Prevenção de infeções e resistência aos antibióticos”. O objetivo é assegurar o cumprimento da medida «Informação transparente ao cidadão e aumento da sua capacitação», uma das prioridades da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde 2015-2020.

Para além dos cursos dedicados a todos os cidadãos, de momento, há um dirigido a médicos – “Auditoria clínica a normas clínicas” –, estando prevista a entrada de outros relativos à segurança dos cuidados de saúde, no próximo ano.

Os cursos, produzidos em formato Massive Open Online Course (MOOC), foram desenhados com a colaboração das diferentes Ordens Profissionais, para garantir o rigor científico e facilitar a adaptação daquilo que é aprendido online ao contexto real de trabalho.

A participação requer apenas a inscrição na plataforma NAU, iniciativa nacional da Administração Pública de suporte à publicação e dinamização de conteúdos para ensino e formação à distância.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas