Em 2020 serão 1.830 as vagas para formação de novos médicos
DATA
08/10/2019 11:10:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Em 2020 serão 1.830 as vagas para formação de novos médicos

O número de vagas para internato médico no próximo ano ascende a 1.830, com o Centro Hospitalar Lisboa Norte a voltar a ter formação nas especialidades de otorrinolaringologia e pneumologia, de acordo com as informações da Agência Lusa.

Segundo o mapa oficial de capacidades formativas para novos médicos especialistas, datado de 4 de outubro, há 1.297 vagas para especialidades hospitalares, 491 para medicina geral e familiar, 36 para saúde pública e seis para medicina legal.

Trata-se do maior número de sempre de vagas para formar novos médicos especialistas, como já tinha antecipado o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), que integra o Hospital Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, voltou a ter vagas atribuídas em otorrinolaringologia e em pneumologia.

No caso da pneumologia, o hospital tinha perdido no ano passado a capacidade formativa na sequência de denúncias relativas a situações irregulares, como o caso de internos que estariam a fazer urgência sozinhos.

Também no caso de otorrinolaringologia, a Ordem dos Médicos considerou que não estiveram reunidas as condições exigíveis para formar médicos especialistas, situação entretanto ultrapassada.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas