Bayer dedica o mês de setembro a apoiar os doentes com Dermatite Atópica
DATA
18/09/2019 11:52:09
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Bayer dedica o mês de setembro a apoiar os doentes com Dermatite Atópica

A Bayer Portugal junta-se à Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) para apoiar os doentes, no mês em que se assinala a efeméride, com vários rastreios de dermatite atópica a nível nacional, em várias farmácias do país.

Em Portugal, existem cerca de 34 mil doentes com esta doença cujo acompanhamento é feito por especialistas. No entanto, dados mostram que 25 por cento da população com casos em que a doença está num estado grave ou avançado, não dispõem de qualquer acompanhamento, nem controlam a evolução da mesma.

A dermatite atópica é uma forma de eczema crónico que torna a pele sensível e reativa a estímulos, no entanto, não tem efeitos noutras pessoas por não ser uma patologia contagiosa. A doença afeta também as horas de descanso dos doentes, devido ao mau estar que causa. Além disso, provoca alterações no sistema imunitário e na autoestima dos doentes, principalmente na altura das crises em que a doença se descontrola e os efeitos se agravam.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas