Médicos internistas debatem doenças do fígado
DATA
16/09/2019 17:36:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Médicos internistas debatem doenças do fígado

O Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar a 4 e 5 de outubro de 2019, no Porto, as suas XIII Jornadas. Doença hepática avançada, doenças hepáticas autoimunes, infeções víricas, e álcool e fígado são os temas centrais que vão ser debatidos durante a iniciativa.

Segundo Helena Pessegueiro Miranda, internista e presidente destas Jornadas, “o panorama atual das doenças hepáticas em Portugal, que coloca este tipo de patologias como uma das principais causas de morte no país, requer uma preocupação acrescida de todos os especialistas de Medicina Interna, principalmente no que respeita à identificação de abordagens clínicas benéficas para os doentes”.

Durante as Jornadas vai ainda realizar-se uma conferência sobre fructoolismo e doença hepática fructoólica.

A data limite de inscrições para a 13ª edição das Jornadas do NEDF é 17 de setembro. Após essa data, apenas são aceites inscrições feitas localmente.

Para mais informações, consultar: https://www.spmi.pt/xiii-jornadas-do-nucleo-de-estudos-das-doencas-do-figado/

 

Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
Deixar cair com violência o que é desnecessário e aproveitar a oportunidade

Assaltar o desnecessário. Rasgar a burocracia. Rejeitar o desperdício. Anular a perda de tempo. As aprendizagens da pandemia serão uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas