Centro de saúde de Agualva com consulta de oftalmologia a partir de setembro
DATA
30/08/2019 11:43:27
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Centro de saúde de Agualva com consulta de oftalmologia a partir de setembro

O centro de saúde de Agualva, no concelho de Sintra, vai dispor a partir de setembro de consultas de oftalmologia, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em comunicado.

Estas consultas resultam de um protocolo de cooperação que vai ser assinado na sexta-feira entre a ARSLVT e o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP).

No comunicado, a ARSLVT refere que a assinatura deste protocolo de cooperação vai permitir a realização de consultas de oftalmologia nos centros de saúde que têm utentes referenciados para o IOGP.

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra é o primeiro a avançar com estas consultas, que terão início a partir de setembro na unidade de saúde de Agualva.

“Com a assinatura do protocolo, os oftalmologistas e técnicos de ortóptica do IOGP vão ao encontro dos utentes referenciados nos centros de saúde, respetivos, deixando os utentes de se deslocarem às instalações do instituto, em Lisboa”, explica a ARSLVT.

O protocolo prevê, ainda, que as equipas do IOGP tenham o apoio de enfermeiros e administrativos dos cuidados de saúde primários, “pelo que a ARSLVT providencia igualmente o espaço físico e o equipamento”.

Neste âmbito estão previstas, igualmente, ações de formação aos médicos e enfermeiros dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Lisboa e Vale do Tejo, bem como a promoção da literacia em saúde e autocuidados, dirigida aos utentes.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas