CUF Academic and Research Medical Center: II Jornadas Saúde a Sul
DATA
27/08/2019 18:05:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


CUF Academic and Research Medical Center: II Jornadas Saúde a Sul

Com o rio Tejo como pano de fundo, a 2.ª edição das Jornadas Saúde a Sul terá lugar no próximo dia 20 de setembro, na Tenda Panorâmica do Cristo-Rei, em Almada.

À imagem da edição anterior, estas jornadas – organizadas pela Clínica CUF-Almada – têm uma elevada importância no encontro da instituição com a comunidade médica no geral e com a especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF) em particular.

“Inovação em Saúde” será o foco destas segundas jornadas, onde serão debatidos temas como a telemedicina, inteligência artificial e Hi-tech no apoio à decisão médica, inovação em farmacologia e inovação centrada no doente, entre outras temáticas.

O chairman das II Jornadas Saúde a Sul e coordenador médico da Medicina Interna e do Serviço de Atendimento Permanente de Adultos da Clínica CUF-Almada, Pedro Correia Azevedo, esclarece a escolha do tema: “Numa perspetiva sempre renovada, e dinâmica, a Medicina moderna define-se pela inovação nos mais vários níveis. Da inovação tecnológica, à inovação farmacológica, passando sempre pela inovação na relação médico-doente e nos desafios que, dia-a-dia, nos colocam.”

Enquanto moderador da mesa “Inteligência Artificial e Hi-Tech no apoio à decisão médica”, o especialista explica que “a Inteligência Artificial e Hi-Tec no Apoio à Decisão Médica são uma realidade. Áreas tão sensíveis quanto o desafio dos procedimentos em Oftalmologia, a aventura do tratamento do cancro, ou a odisseia de decidir qual o melhor teste laboratorial para cada doença num determinado doente, são fóruns de discussão interessantes e atuais - estou muito curioso sobre as intervenções do painel que vou moderar.”

Quando questionado sobre o principal objetivo das jornadas, Pedro Correia Azevedo afirma que “inovar, personalizar e conseguir tratar e melhorar o nosso doente é o nosso objetivo. A consulta de urgência é um momento particular de atuação em que as expetativas são habitualmente muito altas por parte do doente. Gerir essas expetativas é um desafio muito interessante e particular. São esses também momento ímpares para um dos principais papeis da ciência médica - a Promoção e a Educação para a Saúde.”

As inscrições para as jornadas podem ser feitas em: https://academiacuf.up.events/activities/view/2569

Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos
Editorial | Jornal Médico
Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos

Reler as origens do Serviço Nacional de Saúde ajuda a valorizar o presente e pode ser uma forma de aprender para investir no futuro com melhor fundamentação

Mais lidas