Medicina Interna quer um melhor acolhimento dos seus internos
DATA
12/08/2019 12:38:15
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Medicina Interna quer um melhor acolhimento dos seus internos

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, de 12 a 14 de setembro, em Beja, a 10ª edição da Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI). Esta é uma iniciativa dirigida a internos da formação específica desta especialidade médica.

“Passados 10 anos, a EVERMI assume-se como um marco importante na formação dos jovens internistas portugueses, contribuindo todos os anos para a sua atualização científica em diversas áreas no âmbito da especialidade, para o desenvolvimento do raciocínio clínico do internista, para a obtenção de competências como técnicas de comunicação e de trabalho em equipa, sem esquecer o ponto crucial que é a reflexão daquilo que é hoje a formação em Medicina Interna”, explica o coordenador do NEForMI e internista responsável pela organização da iniciativa, Nuno Bernardino.

Contudo, o especialista acrescenta que “esta iniciativa vai muito além da componente científica, uma vez que o que a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna quer alcançar com este tipo de atividades é fomentar o espírito de pertença à especialidade e a criação do gosto em ser internista”.

Os participantes vão contar com um conjunto de atividades que vão desde encontros com especialistas, onde serão abordados temas como urgências e emergências em casos de hipertensão arterial, ventilação não-invasiva, ou decisões de fim de vida, até à realização de um laboratório de ecografia, workshops e variados casos clínicos.

Durante a iniciativa serão ainda oferecidas três bolsas: uma para o autor do melhor trabalho científico realizado para a edição do ano passado do Congresso Nacional de Urgência, e duas bolsas para os trabalhos premiados no Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna deste ano.

As inscrições para Escola de Verão de Medicina Interna podem ser feitas até amanhã em: https://www.spmi.pt/inscricoes-evermi-2019/

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas