Governo autoriza reforço de mais de 1400 profissionais para os hospitais
DATA
05/08/2019 10:34:13
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Governo autoriza reforço de mais de 1400 profissionais para os hospitais

O Governo autorizou esta semana, através de um despacho conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério das Finanças, a contratação de mais 1424 profissionais.

Os hospitais podem assim dar início aos procedimentos necessários à celebração de contrato sem termo com 552 enfermeiros, 162 assistentes operacionais e 710 assistentes técnicos. 

Reconhecendo a recuperação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como um dos principais desafios de curto/médio prazo e identificando os recursos humanos como um dos pilares do SNS, tem vindo a ser adotado um conjunto de medidas que contribuem para aperfeiçoar a sua gestão. Assim, e não obstante o recente reforço da autonomia devolvida às entidades públicas empresariais (EPE) na celebração de contratos de trabalho em determinadas circunstâncias, entendeu o Governo autorizar a contratação de mais de 1400 profissionais no sentido de robustecer os serviços.

Os estabelecimentos de saúde identificados ficam, desde já, autorizados a celebrar contratos de trabalho, no limite definido, satisfazendo necessidades identificadas pelos serviços e respetivas ARS.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas