Liga Portuguesa Contra o Cancro abre candidaturas para duas bolsas de investigação
DATA
18/07/2019 12:29:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Liga Portuguesa Contra o Cancro abre candidaturas para duas bolsas de investigação

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) estendeu as candidaturas para duas bolsas de investigação no valor de 12 mil euros cada, até 31 de julho.

A Bolsa LPCC / Pfizer destina-se a apoiar projetos de investigação específicos em “cancro da mama”, enquanto a Bolsa LPCC / Fundação PT é mais abrangente e visa apoiar projetos na “área da oncologia”.

Consciente da importância da investigação científica na luta contra o cancro, a LPCC elegeu esta matéria como prioritária. Em resultado dessa orientação estratégica, em 2018 a LPCC atribuiu um total de 579.220 euros para 24 bolsas de investigação, a 6 centros de investigação e a 134 ações de apoio à formação em oncologia.

“É fundamental apoiar a investigação científica nesta área e esse é um esforço que estamos determinados em manter. A investigação tem permitido progressos significativos na prevenção, diagnóstico e tratamento do cancro” sublinha Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.