O Governo publicou, na passada sexta-feira, o despacho que autoriza a abertura do procedimento concursal de habilitação ao grau de consultor referente ao ano de 2019 – o qual se realiza bienalmente, tendo o último sido aberto em 2017.
Esta medida pretende, mais uma vez, dignificar as carreiras médicas, reconhecendo que a diferenciação técnico-profissional que decorre da realização de provas públicas de competências, sujeitas a uma avaliação interpares, possibilita o desenvolvimento de um sistema de especialização e formação diferenciada, colocando Portugal num plano que lhe permite ser reconhecido como um exemplo em termos de formação médica.
Após publicação em Diário da República do aviso de abertura do concurso, e no prazo de 15 dias úteis a contar dessa publicação, podem os médicos que preencham os requisitos para efeito apresentar a respetiva candidatura.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.