Jornal Médico Grande Público

Estudantes de Medicina portugueses lideram iniciativa que define as prioridades para a Saúde na Europa
DATA
23/05/2019 10:53:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Estudantes de Medicina portugueses lideram iniciativa que define as prioridades para a Saúde na Europa

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), conjuntamente com o seu homólogo italiano (SISM-Italy), lideraram uma iniciativa para definir as temáticas prioritárias para a Área da Saúde a nível europeu.

A iniciativa congrega as prioridades das estruturas representativas dos estudantes de medicina da região europeia e foi desenvolvida no contexto das eleições para o Parlamento Europeu.

A estigmatização de problemas relacionados com saúde mental, os crescentes movimentos de anti vacinação que se verificam na região e os elevados níveis de resistência aos antibióticos levaram os estudantes a destacar estas temáticas como as mais urgentes e prioritárias a nível europeu.

Sobre estes tópicos, são propostas o aumento da consciencialização para a problemática e a promoção das EU Guidelines sobre o uso correto de antibióticos na saúde humana e animal.

No que concerne a temática de saúde mental, os estudantes realçam a necessidade de desenvolvimento de estratégias e políticas de saúde que visem a desestigmatização e o acesso a cuidados de saúde especializados.

Relativamente à vacinação faz-se um apelo ao desenvolvimento de políticas nacionais que promovam o aumento da cobertura e o aumento de cooperação internacional de acordo com a estratégia de vacinação definida pela Organização Mundial de Saúde.

Para além disso, são ainda realçadas outras temáticas, nomeadamente, o acesso universal a cuidados de saúde, o ambiente e alterações climáticas, os refugiados e migrantes, as doenças não comunicáveis e a educação global.

A ANEM, uma das 123 estruturas com representação neste fórum internacional de estudantes de Medicina, reconhece a extrema importância do documento e da aproximação destas preocupações aos candidatos ao Parlamento Europeu.

Naquelas que podem ser as eleições europeias mais participadas de sempre, os estudantes de Medicina a nível europeu fazem um apelo ao voto e realçam a importância do envolvimento e estudantil na definição dos futuros líderes da União Europeia.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas