Greve dos técnicos de diagnóstico com adesão superior a 90%
DATA
21/02/2019 15:20:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Greve dos técnicos de diagnóstico com adesão superior a 90%

A adesão à greve de hoje dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica é superior a 90%, sendo mesmo de 100% em vários serviços, o que levou ao seu encerramento em várias unidades hospitalares, avançou o sindicato.

“De momento, os serviços mais afetados com esta adesão massiva à greve são os serviços de análises, radiologia, cardiopneumologia, farmácia, imagiologia e fisioterapia”, adianta em comunicado o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS).

Os dados dizem respeito aos centros hospitalares de Faro, Viana do Castelo, Aveiro, Porto, Coimbra, Bragança, Açores e Santarém, estando o sindicato ainda a recolher os números do resto do país.

Os profissionais vão apelar hoje “à reposição de justiça, numa grande manifestação em Lisboa”, que teve início às 14:00, com uma concentração em frente ao Palácio de Belém, de onde seguiram em desfile até à Assembleia da República.

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica (TSDT) são um grupo profissional que abrange 18 profissões de saúde, como analistas clínicos, técnicos de radiologia ou fisioterapia.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.