O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) anunciou hoje que submeteu duas candidaturas ao Programa Operacional Lisboa 2020, no valor total superior a três milhões de euros, para a aquisição de equipamentos.
Uma das candidaturas, intitulada “Modernizar para melhor cuidar II”, prevê a aquisição de um novo acelerador linear para o serviço de Radioterapia, para substituição do existente “já desajustado face à evolução técnica e científica verificada nos últimos anos”, num montante total de cerca de 2,8 milhões de euros.
A segunda candidatura, chamada “Inovar para melhor cuidar II”, prevê a aquisição de sete equipamentos: uma central de monitorização para o Serviço de Cardiologia, um intensificador de imagem para o bloco operatório, um sistema de patologia digital e um montador de lâminas automático para o serviço de Anatomia Patológica, e três histeroscópicos para o serviço de Ginecologia.
“Em termos financeiros esta candidatura representa um valor total de investimento de cerca de 290 mil euros”, explica o CHBM em comunicado.
O centro hospitalar já concluiu duas candidaturas submetidas anteriormente.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.