Jornal Médico Grande Público

Bial Award in BioMedicine: Luís Portela anuncia novo prémio para 2019
DATA
19/02/2019 11:12:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Bial Award in BioMedicine: Luís Portela anuncia novo prémio para 2019

O presidente da Fundação Bial, Luís Portela, anunciou ontem, no Porto, a criação do Bial Award in BioMedicine, um novo prémio no valor de 300 mil euros, cuja primeira edição decorre já este ano.

Os 25 anos da Fundação Bial foram o pretexto para “reforçar o apoio ao desenvolvimento científico e a internacionalização das nossas atividades” através da criação de uma nova distinção, referiu o responsável, que falava na cerimónia de entrega do Prémio Bial de Medicina Clínica 2018, que decorreu ontem à tarde, na Casa do Médico – Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

De acordo com Luís Portela, o Bial Award in BioMedicine “tem caraterísticas diferentes do Prémio Bial de Medicina Clínica. Enquanto este último distingue obras escritas originais apresentadas pelos próprios autores, o novo galardão destina-se a distinguir obras escritas publicadas nos últimos 10 anos, propostas por instituições de ciência ou por outros cientistas. “Vai galardoar uma obra publicada a partir de janeiro de 2010, de índole biomédica, que traduza um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância científica. É mais abrangente, envolvendo toda a área biomédica e terá lugar nos anos ímpares”, adiantou o presidente da Fundação Bial.

Presente na cerimónia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a “enorme componente pedagógica destes prémios” e elogiou a forma discreta como Luís Portela tem vindo a “ver, pensar e programar à distância, dando a toda a sociedade um testemunho de vida e um contributo para o amor-próprio em Portugal”.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas