Já são conhecidos os vencedores do Prémio Pfizer 2018
DATA
18/10/2018 15:13:33
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Pfizer 2018

A 62.ª edição do Prémio Pfizer vai distinguir dois projetos inovadores que apresentam avanços na investigação de novos antibióticos e na área do cancro gástrico.

O mais antigo galardão na área da Investigação Biomédica atribuído em Portugal, será entregue esta tarde, no Teatro Thalia, em Lisboa, a duas investigadoras portuguesas.

A investigação liderada por Mariana Gomes de Pinho, do ITQB da Universidade Nova de Lisboa, na área de novos antibióticos contra as denominadas bactérias multirresistentes será a vencedora do prémio “Investigação Básica”.

Já o prémio “Investigação Clínica” será entregue à equipa coordenada pela investigadora Céu Figueiredo, do i3S, Ipatimup, e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que este ano publicou um trabalho de grande relevância científica a nível internacional sobre o cancro gástrico.

Este ano, a Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (SCML) recebeu mais de 80 candidaturas, um dos melhores registos de sempre. A cerimónia da entrega dos prémios, no valor de €20 mil para cada categoria de investigação, contará com a presença do presidente da SCML, Luís Graça, e do diretor-geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas