Jornal Médico Grande Público

USF-AN: Falhas informáticas prejudicam prescrição médica eletrónica
DATA
08/10/2018 11:44:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


USF-AN: Falhas informáticas prejudicam prescrição médica eletrónica

A Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) subscreve na totalidade a denúncia da Ordem dos Médicos acerca das “sucessivas falhas e obstáculos informáticos à prescrição médica eletrónica”.

Estas falhas têm sido verificadas em todas as aplicações informáticas, incluindo o SINUS, SClínico e PDS, o que acaba por prejudicar o normal desempenho dos enfermeiros e secretários clínicos.

“Não compreendemos como na era das novas tecnologias não somos capazes de seguir uma linha estratégica integrada e amigável do utilizador no que diz respeito aos sistemas de informação de saúde”, lê-se na nota de imprensa enviada ao nosso jornal.

Para a USF-AN existem critérios basilares que devem ser cumpridos, de forma a evitar estas perturbações informáticas. Criar um processo clínico único eletrónico integrado nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) é um desses critérios.

A USF-AN sugere, ainda, que sejam desenvolvidas ferramentas de apoio ao processo de decisão clínica, nomeadamente alertas relativos às interações medicamentosas e/ou contraindicações relacionadas com características particulares dos doentes.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas