Idanha-a-Nova: Idosos recebem consultas de Cardiologia gratuitas
DATA
03/09/2018 14:53:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Idanha-a-Nova: Idosos recebem consultas de Cardiologia gratuitas

Idosos de Idanha-a-Nova receberam consultas de Cardiologia gratuitas, 18 no total, no âmbito de uma parceria entre a câmara municipal e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

Em comunicado, a autarquia explica que “estas foram as primeiras consultas de Cardiologia em Idanha-a-Nova, no âmbito deste projeto, depois de também já terem sido realizadas consultas de Dermatologia e de Oftalmologia, incluindo 21 operações às cataratas sem custos para os utentes”.

Os utentes foram selecionados em articulação com o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, mediante critérios de prioridade clínica.

“Estas consultas gratuitas permitem complementar as áreas em que o Serviço Nacional de Saúde tem menos capacidade de resposta, garantindo maior qualidade de vida aos habitantes do concelho”, refere a nota, citada pela agência Lusa.

As consultas foram prestadas por um médico internista e por uma médica cardiologista, com a realização de exames complementares, designadamente eletrocardiograma e ecocardiograma.

A FAC, mentora deste projeto, tem desenvolvido a sua missão social, materializada na assistência médica a doentes do interior do país, nomeadamente em especialidades médicos com maiores carências.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas