15 de junho consagrado Dia Nacional da Doença de Huntington
DATA
04/05/2018 15:47:03
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




15 de junho consagrado Dia Nacional da Doença de Huntington

A Assembleia da República (AR) aprovou hoje três projetos de resolução para instituir 15 de junho como o Dia Nacional da Doença de Huntington (DH) e criar formas de apoio aos portadores desta degeneração hereditária do sistema nervoso central.

O texto apresentado pelo PSD, consagrando a data e recomendando medidas de redução do impacto da doença, teve apenas dois votos contra por parte do BE e PCP num dos pontos (2.1), que incidia sobre técnicas de procriação medicamente assistida para portadores de DH, prevendo, “se necessário”, o “recurso a centros privados autorizados para técnicas de reprodução”.

A resolução do BE referia-se especificamente à possibilidade das pessoas com DH poderem aceder ao diagnóstico genético pré-implantação (DGPI) e efetuarem três tentativas de gravidez, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tal como acontece com as pessoas com diagnósticos de infertilidade, ao invés das atuais duas tentativas.

O texto do PCP também apelou pelo sobre o reforço do SNS, “com os meios humanos, técnicos e materiais necessários para diminuir o tempo de resposta para realizar o DGPI”. O CDS-PP foi o único partido a abster-se nos pontos referentes ao DGPI, tanto da proposta comunista como da bloquista.

Uma oportunidade de ouro
Editorial | Nuno Jacinto
Uma oportunidade de ouro

O ano que agora terminou foi sem dúvida atípico, fora do normal e certamente ficará para sempre na nossa memória individual e coletiva. Mas porque, apesar de tudo, há tradições que se mantêm, é chegada a hora de fazer um balanço de 2020 e perspetivar 2021.

Mais lidas