INEM atribui ambulâncias aos bombeiros de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera
DATA
12/07/2017 10:06:03
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

INEM atribui ambulâncias aos bombeiros de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera

O INEM vai entregar novas ambulâncias aos bombeiros de Pedrogão Grande e Castanheira de Pera para a constituição de um Posto de Emergência Médica (PEM), uma atribuição que será formalizada através de um protocolo que será assinado esta quarta-feira.

Um comunicado do Instituto informa que, após a assinatura do protocolo, os bombeiros podem iniciar o processo para “a operacionalização de uma ambulância de socorro subsidiada pelo INEM e que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho, reforçando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita”.

Nesta cerimónia, serão ainda assinados protocolos com as corporações de bombeiros de Figueiró dos Vinhos e de Góis para a renovação das ambulâncias do INEM destes concelhos.

Em 2017, o plano de criação de novos PEM e renovação da frota do INEM prevê a criação de novos PEM nos concelhos onde atualmente não existe ambulância INEM completando o processo de capacitação de todos os concelhos do país com uma Ambulância do instituto.

O INEM tem em funcionamento 317 ambulâncias sediadas em 301 PEM, localizados em todo o território de Portugal continental.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas