O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro e o Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo da Guarda Nacional Republicana realizam hoje, em Lisboa, um exercício de simulacro para avaliar a capacidade de resposta a uma emergência de origem biológica. A iniciativa decorre no âmbito do III Seminário NRBQ – “Ameaças globais: investigação, resposta e política”.
No âmbito deste seminário, terá lugar, às 14:30, um exercício de simulacro envolvendo a inativação de um engenho explosivo contendo um agente biológico. O exercício de simulacro, que será realizado pelo Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) e Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIESS), da Guarda Nacional Republicana, visa avaliar a capacidade de resposta a uma emergência de origem nuclear, radiológica, biológica e química.
Organizado pela Unidade de Resposta a Emergências e Biopreparação (UREB) do Departamento de Doenças Infeciosas (UREB), o seminário tem como destinatários profissionais e entidades envolvidas em procedimentos de intervenção em situações de origem NRBQ. “Microscopia eletrónica de varrimento: uma técnica rápida para triagem de amostras suspeitas”, “Disseminação de um agente NRBQ por um engenho explosivo” e “Transversalidade da Ameaça Biológica e a Coordenação de Resposta” são alguns dos temas que serão abordados no evento.
A UREB é responsável pela coordenação da resposta laboratorial especializada, rápida e integrada em situações de casos e surtos e que possam constituir um risco para a Saúde Pública, particularmente no contexto de casos de surtos de infeções por microrganismos emergentes e reemergentes de disseminação natural ou deliberada. Atualmente, esta unidade do Instituto Ricardo Jorge dispõe de diagnóstico laboratorial para mais de vinte agentes infeciosos, entre bactérias, vírus hemorrágicos, orthopoxvirus e toxinas.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.