×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
“Missão NERD” quer aproximar ciência do dia a dia no Hospital de Braga
DATA
25/05/2017 11:26:20
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

“Missão NERD” quer aproximar ciência do dia a dia no Hospital de Braga

Um grupo de investigadores do INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, vai visitar o Hospital de Braga ao abrigo da “Missão NERD”, um projeto que tem como objetivo “aproximar a ciência do dia-a-dia” através de demonstrações de experiências científicas simples.

Apresentada ontem, aquela parceria entre o Laboratório e o Hospital de Braga quer “descodificar alguns conceitos científicos junto de crianças e adultos” e proporcionar “horas mais felizes a quem visita o Hospital”.

A “Missão Nerd” vai, assim, permitir aos utentes daquela unidade hospitalar observarem nanopartículas, vestirem-se como nanocientistas, medirem a sua altura em nanómetros, fazerem o cabelo ficar de pé ou perfurarem um balão sem o rebentar.

“Faz parte da nossa missão divulgar a ciência e estabelecer com a sociedade um diálogo aberto sobre a nanotecnologia e o seu impacto no nosso quotidiano”, sublinhou, na apresentação do projeto o diretor-geral, do INL, Lars Montelius.

Para aquela responsável, a “Missão Nerd” é um projeto “excelente” que permite “a ligação a outras camadas da população” ao proporcionar “horas mais felizes a quem visita o Hospital”.

Do lado do Hospital de Braga, o diretor do hospital João Ferreira, salientou o “caráter desafiante” da iniciativa e considerou que "é uma ótima maneira de aproximar a ciência do dia-a-dia".

O grupo, constituído por 23 investigadores, começa a missão em 19 de junho na Consulta Externa do Hospital de Braga, sendo que mais tarde vai estender-se a outras unidades hospitalares no Norte de Portugal e Espanha.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.