APIFARMA promove formação de administradores

A APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) assinaram ontem um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de diversas atividades conjuntas.

O Programa Avançado para a Liderança e Administração em Investigação em Saúde (PALAIS), uma das iniciativas desta parceria, foi criado com o objetivo de capacitar os administradores hospitalares para a tomada de decisão e gestão das infraestruturas de investigação nas Unidades de Prestação de Cuidados de Saúde nacionais.

Com este plano formativo, a APIFARMA e a APAH, contribuem para a profissionalização dos recursos hospitalares na Investigação Clínica, área que exige uma estrutura própria de governação e de gestão de necessidades específicas: recursos humanos, infraestruturas físicas, recursos financeiros e procedimentos/ operações e serviços de apoio.

João Almeida Lopes considera que “o protocolo reforça o compromisso da indústria farmacêutica com a Investigação Clínica e com a realização de ensaios clínicos”. Para o Presidente da APIFARMA “a investigação em Saúde contribui para modernizar a gestão hospitalar e permite responder melhor às necessidades dos doentes”.

Alexandre Lourenço, presidente da APAH, referiu que “o programa vai ser essencial para dinamizar e profissionalizar a investigação em Saúde nos hospitais, de forma a responder às solicitações das empresas farmacêuticas e a alavancar uma área de elevado potencial económico para os hospitais portugueses e para as regiões onde estão inseridos”.

O Programa Avançado para a Liderança e Administração em Investigação em Saúde (PALAIS) – concebido pela APAH e pela Nova Medical School, com o apoio da APIFARMA – é lançado em Maio.

O protocolo assinado prevê a realização de projetos de divulgação, formação, investigação ou outros integrados nas finalidades de cada uma das entidades e a realização de projetos de desenvolvimento de centros de investigação clínica.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas