Jornal Médico Grande Público

Miguel Guimarães: “Passagem de USF a modelo B sem aval das Finanças!”
DATA
18/03/2019 15:08:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Miguel Guimarães: “Passagem de USF a modelo B sem aval das Finanças!”

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, marcou presença na cerimónia de encerramento do 36.º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (ENMGF), que decorreu no passado sábado, em Braga, com um discurso bastante crítico do atual Executivo, que arrancou fortes aplausos dos médicos de família (MF).

Apropriando-se do lema do evento, Miguel Guimarães salientou que “é na linha da frente do sistema de saúde que os MF estão e devem estar. É na linha da frente que o Primeiro-Ministro acha que os MF devem estar, mas António Costa não tem feito muito por isso”.

São vários os problemas que continuam por solucionar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo o bastonário, que se questiona, por exemplo, “porque é que o poder político ainda não conseguiu uma verdadeira integração entre níveis de cuidados” ou “ter o MF como gestor do percurso do cidadão/doente no SNS”.

No plano dos cuidados de saúde primários, o responsável lamentou, ainda, a fraca aposta deste Executivo no desenvolvimento das unidades de saúde familiar (USF) e, a este respeito, defendeu a passagem de USF a modelo B sem necessidade de um aval por parte do Ministério das Finanças”.

Ainda de acordo com o bastonário da OM, “são falsas as declarações do chefe de Governo quando diz que as atuais greves em Saúde são motivadas por medidas do Governo anterior”. No entender de Miguel Guimarães, “as atuais greves no setor prendem-se antes com aquilo que este Executivo prometeu fazer no seu programa eleitoral e que em quatro anos ainda não fez!”.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas

4
4