Jornal Médico Grande Público

Conselho de Ministros aprova nova Lei de Bases da Saúde
DATA
13/12/2018 14:32:42
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Conselho de Ministros aprova nova Lei de Bases da Saúde

O Conselho de Ministros aprovou hoje a nova Lei de Bases da Saúde, que visa "assegurar aos portugueses a melhor promoção e proteção da saúde, incluindo o acesso apropriado a cuidados de saúde de qualidade".

A proposta de lei, que será agora submetida à aprovação da Assembleia da República, resulta do projeto apresentado pela Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, presidida pela ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira.

De acordo com o Governo, o diploma reafirma o papel do Estado enquanto garante do direito à proteção da saúde, através do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de outras instituições públicas, assegurando um melhor acesso das pessoas aos cuidados de saúde.

A atualização da Lei de Bases da Saúde, atende "à evolução da sociedade e da tecnologia e apostando numa maior clarificação das relações entre os setores público, privado e social, e no fortalecimento e modernização do SNS", salienta a nota do Conselho de Ministros.

Segundo a ministra da Saúde, Marta Temido, a nova Lei de Bases da Saúde "centra a política nas pessoas" e pretende "um fortalecimento do SNS" e da gestão pública das unidades.

A nova Lei de Bases será apresentada esta tarde numa cerimónia dirigida pela ministra da Saúde no Centro de Saúde de Sete Rios, em, Lisboa.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas