Jornal Médico Grande Público

Rio Maior: USF Villa Romana vai dar médico de família a mais de 3.500 utentes
DATA
12/11/2018 11:33:03
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Rio Maior: USF Villa Romana vai dar médico de família a mais de 3.500 utentes

Acaba de ser inaugurada, em Rio Maior, nas instalações do centro de saúde local, a USF Villa Romana. A nova unidade de saúde familiar (USF) é composta por uma equipa de quatro médicos de família (MF), cinco enfermeiros e dois secretários clínicos e vai abranger uma população total de 7.196 utentes, dos quais 3.563, até à data, sem MF atribuído.

Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, melhorar a qualidade e continuidade de cuidados e contribuir para uma maior eficiência dos serviços são os principais objetivos da equipa da USF Villa Romana, cuja inauguração contou com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, e da presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.

A nova USF vai funcionar todos os dias úteis, entre as 8 e as 19 horas, em instalações que sofreram melhorias no valor de 61.500 euros. No mesmo edifício funcionam já uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), a USF Salinas, uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), o polo da Unidade de Saúde Pública (USP), além das valências de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Cardiopneumologia, Radiologia e Medicina Dentária.

A USF Villa Romana integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria. Com um total de 194.300 utentes, o ACES Lezíria tem por missão garantir a prestação de cuidados de saúde à população de nove concelhos: Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém, numa área territorial de 3.500 Km².

O ACES Lezíria tem em funcionamento 13 Unidades de Saúde Familiar (USF), quatro Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), bem como uma Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas