Jornal Médico Grande Público

Lisboa recebe 3.º Encontro Internacional em Saúde Mental
DATA
17/10/2018 16:58:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Lisboa recebe 3.º Encontro Internacional em Saúde Mental

O 3.º Encontro Internacional em Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa decorre de 23 a 24 de novembro, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

O encontro vai contar com a presença dos maiores especialistas mundiais em saúde mental, adeptos e praticantes da metodologia “open dialogue”, ou “diálogo aberto” em português. Trata-se de uma abordagem terapêutica que propõe um olhar diferente sobre a perturbação mental.

Em geral, as instituições e os serviços que optaram pelo “diálogo aberto” apresentam resultados impressionantes, que merecem ser acompanhados por todos os profissionais de saúde mental.

Entre os resultados de sucesso pode destacar-se que cerca de 75% das pessoas com diagnósticos de psicose voltaram a trabalhar ou a estudar num prazo de dois anos, com apenas 20% a utilizarem medicação antipsicótica durante o período de acompanhamento.

De acordo com o relatório “10 anos de abandono mental em Portugal”, publicado pela Ordem dos Psicólogos no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, o Programa Nacional de Saúde Mental tem falhado “na melhoria do acesso dos portugueses às respostas na área da saúde mental e na melhoria dos indicadores nacionais”.

De salientar que os portugueses gastam 600 mil euros por dia em psicofármacos, continuando com acesso limitado a psicológicos no Serviço Nacional de Saúde, a serviços de Psicologia na ADSE e outros subsistemas.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas