Jornal Médico Grande Público

Associações de doentes promovem tertúlia sobre esclerose múltipla
DATA
17/10/2018 12:27:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Associações de doentes promovem tertúlia sobre esclerose múltipla

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) realiza já este sábado, dia 20 de outubro, às 10:30, uma tertúlia com o objetivo de dar voz ao doente, através de testemunhos reais de pessoas que vivem e convivem diariamente com esta doença.

A reunião insere-se no projeto “Estórias Múltiplas”, uma iniciativa que conta com a colaboração da Novartis, que resulta de uma parceria entre três associações de doentes: a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, a ANEM e Todos com Esclerose Múltipla.

Lançado em maio, no âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM), este projeto envolve, para além das tertúlias, a recolha de testemunhos reais de pessoas que lidam diariamente com a doença.

“São muitas as questões que afetam a vida de um doente com esclerose múltipla e dos seus cuidadores. Nesta tertúlia decidimos abordar os assuntos que nos parecem mais pertinentes e que merecem ser debatidos. O percurso incerto até ao diagnóstico, o papel dos apoios prestados após esse momento e o impacto do cuidador na vida do doente são as temáticas que estarão em destaque neste encontro”, esclarece a representante da ANEM, Lurdes Silva.

Note-se que a EM afeta cerca de oito mil portugueses e mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 90% dos doentes queixam-se de fadiga, constituindo um dos sintomas com maior impacto na qualidade de vida e produtividade.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas