Jornal Médico Grande Público

Francisco Ramos e Raquel de Melo são os novos secretários de Estado
DATA
16/10/2018 11:28:12
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Francisco Ramos e Raquel de Melo são os novos secretários de Estado

No âmbito de uma remodelação governamental, iniciada no passado domingo em cinco ministério, o Governo conta com dez novos secretários de Estado. Na Saúde, esses lugares serão ocupados por Francisco Ventura Ramos e Raquel Bessa de Melo.

Assim sendo, a ex-secretária de Estado Rosa Matos Zorrinho será substituída por Francisco Ramos e o ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde Fernando Araújo por Raquel de Melo.

É a quinta vez que Francisco Ramos, até agora presidente do IPO de Lisboa, integra um governo socialista, tendo já ocupado o lugar de secretário de Estado em dois governos de António Guterres, entre 1997 e 2002, e nos dois executivos de José Sócrates, entre 2005 e 2009. Licenciado em Economia, pelo ISCTE e diplomado em Administração Hospitalar, será o responsável pela parte financeira da Saúde.

Francisco Ramos foi também consultor da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em 1996-1997 e subdiretor-geral da Direção-Geral da Saúde em 1997. Foi, ainda, presidente do conselho diretivo do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu em 2000-2001 e presidente do conselho diretivo do INA, IP, entre 2009 e 2012.

Nos últimos anos, tem realizado vários estudos económicos de medicamentos para companhias farmacêuticas e de organização de unidades privadas de prestação de cuidados de saúde.

Já a nova secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Raquel de Melo, abandou o cargo de diretora do Programa para a Área da Tuberculose, para o qual foi nomeada em faveiro deste ano. Especialista em Pneumologia, a professora doutorada foi, ainda, professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas