Jornal Médico Grande Público

FNAM perspetiva novas negociações com ministra da Saúde
DATA
15/10/2018 11:01:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



FNAM perspetiva novas negociações com ministra da Saúde

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) vai procurar novas plataformas de entendimento com sindicatos de outros setores profissionais e espera que a substituição do Ministro da Saúde possa corresponder a uma nova postura negocial.

Em comunicado enviado ao nosso jornal, a FNAM fez uma análise da atual situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Este governo não só desrespeita os seus profissionais médicos, como também os doentes, permitindo que estes sejam tratados em condições desumanas, inadimissiveis num país considerado desenvolvido”, lê-se na nota.

A FNAM mostrou-se, ainda, apreensiva com a contrarreforma em curso dos cuidados de saúde primários, com a gestão de comando e de controlo dos organismos centrais e regionais, com as quotas ínfimas para as Unidades de Saúde Familiar de modelo B e a ausência de condições de trabalho na grande maioria das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados e das Unidades de Saúde Pública.

“A FNAM manifesta extrema preocupação com o futuro do SNS, mas mantém a crença de que só um SNS com gestão pública de qualidade é que permite o acesso universal e gratuito aos cuidados de saúde”, sublinhou.

Quanto à substituição da pasta da Saúde, a FNAM “espera que esta mudança possa corresponder a uma nova postura do Ministério da Saúde: de aposta no SNS, de respeito e dignificação do serviço público, dos médicos e a um novo e sério processo negocial”.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas