Jornal Médico Grande Público

Hospital de Santa Cruz inova no tratamento da IC
DATA
18/09/2018 10:42:10
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Hospital de Santa Cruz inova no tratamento da IC

A Unidade de Aritmologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz colocou, pela primeira vez em Portugal, um dispositivo implantável para o tratamento da insuficiência cardíaca (IC).

Trata-se de um dispositivo que, atuando por estimulação do músculo cardíaco durante o período refratário, aplica a terapia de Modulação de Contratilidade Cardíaca (MCC).

“O primeiro doente português a beneficiar deste dispositivo médico tem um seguimento superior a um mês e registou uma evolução muito favorável em linha com os resultados recentemente publicados”, salienta o coordenador da Unidade de Aritmologia de Intervenção do Hospital de Santa Cruz, Pedro Adragão.

Para o cardiologista, responsável pela introdução desta terapia na Península Ibérica, o tratamento que está agora disponível em Portugal, “é uma esperança para doentes que, apesar da medicação otimizada, se mantêm com IC sintomática”.

Atualmente, a Alemanha é o país com maior experiência ao nível deste tratamento, com mais de três mil doentes tratados.

Estima-se que a IC afeta cerca de 2% da população adulta nos países desenvolvidos e mais 10% das pessoas com mais de 70 anos.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas