Jornal Médico Grande Público

Dezenas de médicos do S. José apoiam chefes demissionários
DATA
12/07/2018 12:33:55
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Dezenas de médicos do S. José apoiam chefes demissionários

Dezenas de médicos das equipas de Urgência do Hospital de São José, em Lisboa, estão a subscrever um abaixo-assinado de forma a apoiar os chefes de equipa que apresentaram a demissão, devido à atual situação deste serviço.

“Os médicos (…) que compõem as equipas de urgência do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) querem manifestar todo o apoio aos seus chefes e partilhar as mesmas preocupações”, refere o abaixo-assinado, ao qual a agência Lusa teve acesso.

De acordo com fontes hospitalares, este documento começou a circular na quarta-feira e foi assinado por mais de 60 médicos que compõem as equipas de Urgência.

Os médicos, que manifestam apoio às chefias demissionárias, lembram que a função dos chefes de equipa de uma Urgência com as características do S. José “é complexa e de enorme responsabilidade”.

“A liderança, além dos aspetos de coordenação assistencial médica e de tomada de decisão clínica, implica a defesa da coesão das equipas, a manutenção de um elevado nível de qualidade nos cuidados prestados aos doentes, a segurança das condições de trabalho dos médicos, a conservação da capacidade de formação e a continuidade da tradição secular de excelência”, refere o abaixo-assinado, que será dirigido à administração do CHLC, que integra, nomeadamente, o S. José, a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e a Estefânia.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, os chefes de equipa de Medicina Interna e Cirurgia Geral do S. José apresentaram a demissão, alegando que as condições da Urgência não têm níveis de segurança aceitáveis.

Já esta quarta-feira foi a vez de os chefes de equipas da MAC apresentarem a carta de demissão, em causa está a falta de recursos humanos e a exaustão dos profissionais de saúde.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas