Jornal Médico Grande Público

Ordem vai lançar voto eletrónico nas eleições para Colégios de Especialidade
DATA
20/10/2017 11:11:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ordem vai lançar voto eletrónico nas eleições para Colégios de Especialidade

A Ordem dos Médicos (OM) vai implementar, pela primeira vez, o sistema de voto eletrónico num ato eleitoral. A estreia está prevista para a eleição das direções dos Colégios de Especialidade para o triénio de 2018-2020 já no próximo dia 16 de novembro.

A OM convocou a consulta eleitoral para todos os Colégios de Especialidade, Competências, Secções de Subespecialidades e Conselho Nacional do Médico Interno, para o próximo dia 16 de novembro e, pela primeira vez, os médicos poderão votar eletronicamente.

No comunicado de imprensa enviado à redação do Jornal Médico, a Ordem dos Médicos afirma que esta nova modalidade de sufrágio permite “exercer o direito de escolha de forma mais cómoda e ágil, a partir de casa ou de qualquer local que disponha de um computador ou dispositivo móvel (telemóvel, tablet) ligado à Internet”. Por outro lado, “o sistema de votação eletrónica simplifica o apuramento dos resultados eleitorais e melhora a gestão do processo, garantindo ainda condições de segurança e credibilidade, através de uma plataforma certificada, com experiência reconhecida em atos eleitorais de outras Ordens profissionais”.

Nas palavras do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, trata-se de “mais um passo no sentido de modernizar os procedimentos da Ordem e de facilitar a proximidade com os médicos”, dando seguimento a uma das promessas do programa de candidatura do bastonário e garante, além da comodidade do processo (que se estende a eleitores e candidatos), o anonimato do votante e a confidencialidade do voto, não sendo tecnicamente possível a sua rastreabilidade.

Para os médicos que continuem a optar pelo boletim físico poderão fazê-lo de forma presencial, por votação direta, no dia 16 de novembro, na sede da respetiva secção regional. Para solicitar o envio de um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou através de carta para a sede da Ordem dos Médicos até às 22 horas do próximo domingo, dia 22 de outubro.

 

Ordem lança novo site

Um novo site, o mesmo endereço. De acordo com a OM, “além de muito intuitivo e fácil navegabilidade”, o site inclui um arquivo pesquisável que integra todas as edições da revista nacional da Ordem dos Médicos, agenda de eventos e informação útil para médicos, público em geral e órgãos de comunicação social.

Registe-se

news events box

Mais lidas